Unidade de Tratamento de Queimados receberá emendas de Paula Belmonte

Unidade de Tratamento de Queimados receberá emendas de Paula Belmonte

Unidade de Tratamento de Queimados receberá emendas de Paula Belmonte

Emendas parlamentares da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) vão garantir a reforma da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Regional da Asa Norte. Para o orçamento de 2020 serão liberados R$ 2,2 milhões via Fundo Nacional de Saúde. Cerca de 300 pessoas são atendidas no local a cada ano.
Na sexta-feira (8/11) Paula Belmonte esteve no hospital. Ela aproveitou para vistoriar as condições da enfermaria e da ala infantil. Em conversa com o diretor do hospital, Leonardo Souza Ramos, a parlamentar garantiu que continuará fiscalizando a qualidade dos serviços prestados.
“Fui procurada por pacientes e funcionários que me relataram que existe um sério problema no sistema de ar condicionado. Existe um setor com 12 leitos infantis que estava fechado quando eu vim há poucos meses por falta de médicos. Agora esse mesmo lugar continua isolado por falta de ventilação. Vamos ficar de olho”, afirmou a deputada.
História
O HRAN se firmou como referência nacional no tratamento de vítimas de queimaduras. A UTQ foi criada em 1988 após a colisão entre dois caminhões que transportavam pessoas na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). Foram 14 mortes e 60 pessoas feridas, muitas delas queimadas por conta da explosão de um tanque de diesel. À época era comum o transporte de passageiros misturados às cargas na caçamba dos caminhões. Para despistar a fiscalização, as lonas desses veículos eram lacradas, o que pode ter dificultado a saída das vítimas.
O HRAN foi o destino desses pacientes e uma força tarefa foi criada para atendê-los. Com o bom trabalho, veio a criação da Unidade de Tratamento de Queimados, conhecida pela excelência e responsável inclusive por atender o índio Galdino Jesus dos Santos, incendiado em 1997 em uma parada de ônibus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?