Em novo encontro com ministro da Educação, Paula Belmonte dá destaque à primeira infância

Em novo encontro com ministro da Educação, Paula Belmonte dá destaque à primeira infância

Em novo encontro com ministro da Educação, Paula Belmonte dá destaque à primeira infância

Deputada federal foi com outros parlamentares pedir atenção às crianças na medicina. Ministro Weintraub demonstrou abertura aos projetos

 

De autoria conjunta, a Indicação 851/2019, elaboradora por membros da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, inclusive a deputada federal Paula Belmonte, foi entregue ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta terça-feira (25). O documento sugere a inclusão do tema desenvolvimento integral da primeira infância nas diretrizes nacionais curriculares dos cursos de graduação da área de saúde.

O argumento para a Indicação tem a ver com a falta de cuidados adequados ao desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial das crianças nessa fase. A ausência de atenção a esses aspectos contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas e ainda perpetua as desigualdades do país.

A deputada Paula Belmonte, na ocasião, lembrou também da pedagogia e pediu reforços do tema no segmento. Outra observação foi quanto à terminologia correta para o assunto. “O MEC fala em educação infantil, mas é preciso uniformizar para que todos possam falar o mesmo nome e dar o mesmo tratamento. A primeira infância é uma política transversal e intersetorial”, destacou.

Weintraub concordou com os parlamentares. Para o ministro, existe uma cultura reativa e não preventiva na área da saúde em relação aos primeiros anos de vida de uma criança.

 

Expansão da Educação

O PL 1497/2019 entrou na pauta da reunião dos parlamentares com o ministro da Educação. Paula Belmonte contou sobre a reunião da última semana com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a quem foi entregue o projeto que cria o Fundo para Expansão da Educação Infantil (FEEI).

Com a aprovação do PL, recursos de multas da Lava Jato e outros casos de corrupção serão direcionados à educação infantil. “Uma oportunidade de mudar a vida das crianças e o futuro do Brasil”, segundo a parlamentar. Para Abraham Weintraub, R$ 2,5 bilhões serão ótimos para a construção de creches no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?