Paula Belmonte defende manutenção do direito à cidadania italiana para ítalo-brasileiros

Paula Belmonte defende manutenção do direito à cidadania italiana para ítalo-brasileiros

Paula Belmonte defende manutenção do direito à cidadania italiana para ítalo-brasileiros


Deputada defende que grupo seja “uma força” para apoiar brasileiros que vão para a Itália
Foto: Robson Gonçalves

A deputada federal Paula Belmonte (PPS-DF) participou, nesta quarta-feira (20), da reunião do Grupo Parlamentar Brasil-Itália que elegeu seu colega de partido, o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), presidente do colegiado. Paula Belmonte morou na Europa e disse que viu muitos ítalo-brasileiros aportarem na Itália e não conseguir a tão sonhada cidadania italiana. A Europa, diz a parlamentar, pressiona para que a Itália mude a legislação, tirando esse direito de estrangeiros que têm ascendentes italianos.

“Sou ítalo-brasileira. Como morei muito tempo na Europa, eu vi que a gente precisa ter uma força aqui no Brasil para dar amparo aos brasileiros estão indo para a Itália, muitos deles com direito de se tornarem italianos, pelo parentesco que a lei lhes faculta”, disse Paula Belmonte.

Na reunião, a deputada pediu para acompanhar de perto os processos de obtenção de cidadania italiana porque ela mesma foi testemunha de que “muitos brasileiros que foram para a Itália com esperança de obter cidadania e acabaram sendo vítimas de fraudadores e relegados a empregos sub-humanos”.

De acordo com a parlamentar, esses brasileiros ficam completamente irregulares. Ela lembra que a Europa tem pressionado a Itália para que haja mudança na legislação sobre cidadania naquele País.

“É importante que tenhamos um grupo forte aqui, com canal direto com a Câmara dos Deputados da Itália e a embaixada italiana no Brasil para que possamos defender o direito dos descendentes de italianos de obter a cidadania”, disse.

O Grupo Brasil-Itália, lembrou Paula Belmonte, tem esse diálogo direto com a Câmara dos Deputados da Itália e também com a embaixada daquele País no Brasil.

Fonte: PPS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que deseja encontrar?