Deputada Distrital Paula Belmonte cobra por explicações sobre o Rio Melchior

Ainda no seu mandato como deputada federal a parlamentar utilizou de recursos próprios para realizar análise da água


A extensa poluição vista no rio Melchior, no Distrito Federal, preocupa população e autoridades. As denúncias e notícias sobre a situação do rio são antigas e recorrentes. Os indícios são de prática de crime ambiental, uma vez que há constatação de alteração na coloração das águas possivelmente relacionadas com o aterro sanitário da região de Samambaia.


O assunto chega até a Câmara Legislativa que tem entre suas comissões a de Sustentabilidade e Meio Ambiente, na qual a deputada Paula Belmonte é vice-presidente. No último dia 24 a parlamentar cobrou explicações dos órgãos competentes, entre eles a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (MPDFT), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Agência Reguladora de Águas e Serviço de Limpeza Urbana (Adasa).


A grave situação tem o acompanhamento da deputada Paula Belmonte desde 2021. Na época ainda como deputada federal, utilizou de recursos próprios na contratação de empresas juniores da UnB para que fossem realizadas coletas e análises da água. Ocasião em que se constatou que a água era imprópria para uso e foi registrado contaminação grau 4, de alto risco.


Vale destacar que já houve denúncias por parte do Movimento Salve o Rio Melchior informando das dificuldades que vem enfrentando para tentar despoluir o afluente, além das graves consequências caso a água seja utilizada pela população que vive em seus arredores.


Em declaração, a deputada Paula Belmonte afirma “Nós da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da CLDF vamos estar bem atentos ao que estão fazendo com os nossos rios e nascentes”. E questiona: “O que eles estão fazendo para preservar a qualidade da água de Brasília?”.


O tema deve ser pauta prioritária na Comissão da Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima