Conselheiros tutelares têm trabalho reconhecido pela Câmara Legislativa

Por iniciativa da deputada Paula Belmonte, receberam moção de louvor em sessão solene

Dados da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF revelam que quase 70% das denúncias sobre a violação dos direitos das crianças e adolescentes chegam ao conhecimento das autoridades competentes por meio dos conselheiros tutelares. O dado reforça a importância dos 220 profissionais que têm essa missão no Distrito Federal e que foram homenageados esta semana pela Câmara Legislativa, por iniciativa da Deputada Paula Belmonte (Cidadania).

Durante a sessão solene a deputada destacou a grandiosidade do trabalho realizado pelos conselheiros e os chamou de “anjos sem asas”, que segundo ela, “são o braço de Deus, que socorre nossas crianças e adolescentes”, frisou. Na ocasião, os conselheiros foram agraciados com moção de louvor em reconhecimento ao relevante trabalho desempenhado por cada um nas 35 regiões administrativas do DF.

Para o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do DF (ACT-DF), Gustavo Camargos, “investir no conselho tutelar é investir na criança e no adolescente”. Na abertura da sessão, Paula Belmonte também destacou a importância de zelar pelos direitos dessa faixa etária. Na mesma linha, o defensor público federal, Kléber Melo corroborou a fala da deputada: “É uma pauta que não dá voto, mas que precisamos abraçar”, enfatizou.

Também entre os homenageados na sessão, o conselheiro tutelar reeleito, Paulo César de Souza Santos, destacou a importância de defender os direitos das crianças e adolescentes respeitando a legislação. No encerramento, Diego Moreno de Assis e Santos, subsecretário de políticas para crianças e adolescentes da Sejus (Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania), reforçou a eficiência do trabalho dos conselheiros tutelares, lembrando que são responsáveis pela maioria das denúncias que chegam à secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima