Secretário de Saúde responde parlamentares na Comissão Especial do Covid-19

Secretário de Saúde responde parlamentares na Comissão Especial do Covid-19

Secretário de Saúde responde parlamentares na Comissão Especial do Covid-19

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) cobrou explicações do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, sobre as suspeitas de irregularidades na compra de testes rápidos de coronavírus. Desde a divulgação do suposto escândalo, esse foi o primeiro esclarecimento prestado pelo Governo do Distrito Federal aos parlamentares da Comissão Especial do Covid..

A Operação Falso Negativo prendeu o ex-secretário Francisco Araújo e toda a cúpula da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Após semanas, os suspeitos foram mantidos nomeados pelo governo.

Paula Belmonte demonstrou preocupação com a conduta do governo na pandemia. “É lamentável termos em um momento de pandemia os dirigentes da secretaria presos por atos não republicanos. O que nos deixa chocados é, não só, o sobrepreço, mas também a qualidade desses testes”, disse.

VEJA A REUNIÃO NA ÍNTEGRA

Osnei Okumoto respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre a apuração do caso. Ele garantiu que o procedimento administrativo está em curso para apurar a culpa ou não dos envolvidos no caso.

O gestor explicou que a qualidade dos exames tem a ver com os laudos realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Os testes rápidos apresentam sensibilidade diferenciada daqueles com tecnologia mais avançada. É preciso analisar fatores como transporte, armazenamento, treinamento de usuários, entre outros para saber sobre a eficácia”, avisou Okumoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?