Estudantes tomam posse no Parlamento Jovem Brasileiro

Estudantes tomam posse no Parlamento Jovem Brasileiro

Presidente Rodrigo Maia aconselhou o uso da palavra para defender ideias e lembrou que satisfação e frustração caminham juntas no processo legislativo

Em um encontro virtual, 78 jovens de todo o País tomaram posse no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020, nesta sexta-feira (6). No programa, eles simulam uma jornada parlamentar, atuando como autores e relatores de propostas legislativas.

O objetivo é que os participantes aprendam como se organiza a democracia representativa e compreendam a importância da participação e do controle social.

Na cerimônia, os jovens fizeram o juramento parlamentar: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. A resposta – “assim o prometo” – foi repetida a cada nome chamado pela deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), que presidiu a sessão e integra a Comissão Executiva do PJB juntamente com outros dez deputados.

Paula Belmonte se disse honrada em abrir a sessão para os selecionados. “Que isso seja o início de uma caminhada cidadã com mais consciência”, afirmou.

Mensagem do presidente
Em mensagem enviada aos jovens, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o PJB é “um dos mais importantes programas de educação para a cidadania”, além de uma oportunidade de apresentar propostas legislativas interessantes e originais e discuti-las com os colegas.

“Caberá a cada um defender as ideias em que acredita e opor-se àquelas que considera injustas”, aconselhou Rodrigo Maia. “A satisfação e a frustração também podem vir juntas. Todo parlamentar sabe que às vezes é necessário ceder, a fim de alcançar pelo menos uma vitória parcial.”

A única ferramenta para fazer valer suas convicções, disse ainda o presidente da Câmara, é a palavra, o convencimento e a capacidade de persuasão. Os jovens cidadãos, segundo Maia, terão a oportunidade ímpar de compreender o País, cujo destino ajudarão a decidir.

Comissões
Antes da solenidade de posse, os estudantes já vêm simulando, desde outubro, o trabalho das comissões da Câmara dos Deputados.

Divididos em partidos, os jovens trabalham em seis comissões temáticas que analisam projetos apresentados por eles. São propostas nas áreas de agricultura e meio ambiente; de saúde e segurança pública; de economia, emprego e defesa do consumidor; de educação; de cultura, cidadania, esporte e turismo; e de direitos humanos e minorias.

O trabalho nas comissões é semelhante ao que os deputados federais realmente fazem. Cada um dos jovens deputados relata o projeto de um colega de comissão. Analistas e servidores da Câmara dos Deputados fazem o papel de consultores legislativos, orientando na elaboração dos pareceres.

Educação para a cidadania
Iniciado em 2004, o Parlamento Jovem Brasileiro é direcionado a estudantes do ensino médio em escolas públicas ou particulares ou do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio, com idades entre 16 e 22 anos.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, o calendário do programa foi estendido e as atividades estão sendo realizadas a distância. Normalmente, o evento é realizado em uma única semana e presencialmente, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Esta edição será mais longa e mais profunda, com espaço até mesmo para a realização de audiências públicas”, destacou Rodrigo Maia, na mensagem enviada aos jovens.

Assim, a etapa das comissões, iniciada em outubro, irá até 18 de dezembro e retornará em 8 de fevereiro, com término previsto para 30 de abril de 2021. A simulação de sessões do Plenário deverá ocorrer entre 11 e 14 de maio de 2021, quando os jovens deverão vir a Brasília para participar do processo legislativo presencialmente.

Mais informações estão na página do PJB no portal da Câmara. O programa também está no Facebook e no Instagram.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?