Distrito Federal é palco da maior encenação religiosa do Brasil

Distrito Federal é palco da maior encenação religiosa do Brasil

Distrito Federal é palco da maior encenação religiosa do Brasil

Deputada Paula Belmonte parabeniza a população de Planaltina pela produção do evento grandioso

A Via Sacra acontece há 46 anos, no Morro da Capelinha, em Planaltina, cidade mais antiga do DF. A manifestação artística e religiosa existe desde 1937, e surgiu a partir do sonho de padre Aleixo Susin, e este ano, espera reunir cerca de 100 mil fiéis a partir das 16h, no Morro da Capelinha. Desde 2008, a Via Sacra do Morro da Capelinha é considerado patrimônio cultural imaterial do DF.

A cidade cenográfica ao ar livre, com aproximadamente 2 mil metros, reúne cerca de 2 mil voluntários desde a construção dos cenários até a encenação das peças. O evento começa nesta sexta-feira (19), com a retratação da Paixão de Cristo, na qual milhares de devotos percorrem Morro da Capelinha, em um percurso que dura quatro horas. A programação se estende até o domingo (21).

Para a deputada Paula Belmonte, apoiar esses movimentos que unem a comunidade é uma oportunidade para a promoção cultural e de tradições que engajam a população, gerando oportunidades e trazendo visibilidade para o lugar. É um orgulho para todo o Distrito Federal ser sede de um espetáculo grandioso como a Paixão de Cristo no Morro da Capelinha, que nasceu da fé e da força de vontade da comunidade para fazer acontecer”, relata a deputada com admiração.

A Via Sacra mobiliza um número expressivo de habitantes para a construção do espetáculo, desde atores, figurantes, marceneiros, costureira e vendedores ambulantes, além de receber profissionais, historiadores, roteiristas, diretores de arte e visitantes de outras regiões motivados pela fé e pela beleza e grandiosidade da encenação. “É um momento em que os olhos estão voltados para Planaltina e para a sua capacidade de promoção de grandes eventos e oportunidades”, observa a deputada Paula Belmonte.

Fortalecer movimentos nos quais envolvam a comunidade, desde as crianças às famílias inteiras em prol de expressões culturais que promovem entretenimento, geram empregos e atraem visitantes para o Distrito Federal. A Deputada Paula Belmonte acredita que, a partir do fortalecimento eventos como a Via-Sacra, em Planaltina, outros festejos e manifestações culturais que acontecem no DF podem, também, ganhar maiores proporções e promover o desenvolvimento desses locais.

Para o jovem Mozart Mota, morador de Planaltina há 26 anos, ter um evento desse porte na sua região é indescritível. “Minha família e eu termos um espetáculo único, que além retratar a história da Paixão até a ressurreição de Cristo,a Via Sacra de Os Os preparativos começam com meses de antecedência, e, entre a sexta-feira da Paixão, até o domingo de Páscoa, Planaltina movimenta a cidade e a coloca no roteiro cultural de Brasília. “Vem gente de diversos lugares cada ano conhecer a nossa cidade, e, com isso, o espetáculo ganha proporções ainda maiores. Um orgulho para toda cidade!”, expressa o morador da cidade.

Para atender um número tão grande de visitantes, o transporte público opera com linhas e horários especiais para que todos possam chegar até local. A segurança também recebe reforço ao longo de todos os dias de evento.

Serviço:

Data: Sexta-feira (19)

Horas: 16h – Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Capelinha

Domingo (21)

Hora: 16h às 23h30 – Missa e shows de encerramento

One Comments

  1. Avatar
    Teonildo Alves Lino
    abril 19, 2019 at 03:13 am

    Saúde paz e sucesso sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?