Brasil conta com Índice do Município Amigo da Primeira Infância

Brasil conta com Índice do Município Amigo da Primeira Infância

Brasil conta com Índice do Município Amigo da Primeira Infância

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania – DF) participou do lançamento do Índice Município Amigo da Primeira Infância (Imapi), nesta quinta-feira (4).  A ferramenta utiliza indicadores relacionados com a oferta de políticas públicas, ações e serviços e práticas familiares voltadas ao desenvolvimento infantil. O estudo mapeou cada um dos 5.570 municípios brasileiros.  

Assista a íntegra:

 

 

Segundo a deputada, a ferramenta veio para revolucionar o país. “Estamos no Biênio da Primeira Infância (Lei 13.960/19) e muito me alegra participar desse lançamento. Pela primeira vez temos dados reais para discutirmos políticas públicas mais efetivas. Essa é uma importante agenda para trazermos, mesmo em um momento de pandemia, mas na iminência da realização de eleições municipais. É preciso sensibilizar os candidatos a prefeitos e vereados para que conheçam os indicadores dos seus municípios para formulação de propostas de políticas públicas”, destacou Paula Belmonte.  

A parlamentar também ressaltou que a Comissão Externa de Políticas da Primeira Infância na Câmara, da qual é coordenadora, vai trabalhar no intuído de refinar ainda mais esses indicadores para os próximos estudos. “O Brasil é carente de estudos e indicadores sobre a realidade na primeira infância. Temos que ter indicadores para saber de onde saímos e para onde estamos indo”, afirmou. 

O estudo foi desenvolvido pelas equipe das pesquisadoras Muriel Gubert, da Universidade de Brasília, e Gabriela Buccini, da Yale School of Public Health. Participaram do lançamento, Priscila Cruz, Presidente-executiva do Todos pela Educação; o prefeito de Fortaleza (CE), Roberto Claudio Rodrigues Bezerra; Rafael Pérez-Escamilla, professor da Yale Scholl of Public Health; Sonia Isoyama Venâncio, pesquisadora do Instituto de Saúde de São Paulo; da pesquisadora Muriel Gubert; Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Secretaria de Saúde do Ministério da Saúde; Glaubia Rocha Barbosa Reivas, da Secretaria Municipal de Saúde de Pontal do Araguaia (MT), Samantha Lemos turte-Cavadinha, coordenadora de Fomento à Pesquisa de Saúde do Ministério da Saúde; e Alexandre Menezes, da Global Heath Strategies.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?