A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) foi uma das convidadas do café da manhã promovido pelo Ministério da Cidadania para tratar da primeira infância. No encontro, realizado nesta quarta-feira (18), a parlamentar destacou algumas ações de seu mandato em prol das crianças.
Paula apresentou um projeto de lei (PL 2034/2021) que institui agosto como o mês dedicado à primeira infância. “O objetivo da proposta é chamar a atenção para as necessidades das nossas crianças, do futuro do nosso país. A formalização da data facilita a articulação de políticas públicas para aqueles que deveriam ser a prioridade do país”, afirmou a parlamentar.
O Ministério da Cidadania endossou a iniciativa de tornar agosto o mês da primeira infância e até o dia 31 deste mês está realizando ações em todo o Brasil para divulgar e fortalecer a causa, incluindo lives e webinários sobre o tema. Inclusive, dentro dessa agenda, já foi realizada na Comissão Externa coordenada pela parlamentar uma audiência pública sobre a importância das políticas nacionais integradas para crianças.
Durante o café, Paula ainda contou à Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira, e às demais convidadas suas experiências em visitas às cidades do Distrito Federal. A deputada afirmou que há muitas crianças em situações de pobreza e que é preciso uma ação conjunta para mudar essa realidade.
A deputada federal já aprovou a Lei do Biênio da Primeira Infância e a prorrogação da mesma lei. O intuito da proposta é conscientizar a sociedade da importância de promover o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida da criança.
O café da manhã também teve a participação de outras representantes do ministério, como a secretária de Articulação e Parcerias, Ivonice Campos, a assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social, e a coordenadora de Formação e Disseminação, Vanessa Peixoto.