Paula Belmonte cobra mais resultados de sistemas de avaliação de estudantes

Paula Belmonte cobra mais resultados de sistemas de avaliação de estudantes

Paula Belmonte cobra mais resultados de sistemas de avaliação de estudantes

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) cobrou mais resultados concretos das autoridades que participaram de audiência pública na comissão externa para acompanhar o trabalho do Ministério da Educação com o objetivo de discutir os sistemas de avaliação de estudantes da rede pública de ensino. “Os números apurados nessas avaliações têm que refletir lá na ponta e não se restringir apenas a estudos acadêmicos”, disse.

No entender da parlamentar, é preciso usar os recursos de que o país dispõe para melhorar a educação visando aperfeiçoar a qualificação dos estudantes. Um dos participantes do debate foi o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes. Ele ressaltou a importância do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para a elaboração de políticas públicas que melhorem a educação.

O Saeb é realizado a cada dois anos. Em 2019, serão avaliados 7,1 milhões de estudantes de 73.576 escolas em todo o país. Pelas regras do exame, na educação infantil, as crianças não são examinadas. Em vez delas, os professores de 13 mil escolas é que responderam a questionários. Do 5º ano, 2,5 milhões de alunos fizeram provas e do 9º, 2,4 milhões de estudantes participaram.

Joaquim José Soares Neto, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, disse que o desafio da educação é integrar os sistemas de exames. “Os resultados das avaliações têm muito o que caminhar no sentido da escola, que espera o feedback e a volta à escola das informações para melhorar a qualidade do ensino”, disse. Representantes de organizações internacionais da área de formação de professores participaram da audiência pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?