Paula Belmonte abre edição 2026 do “Conhecendo o Parlamento” com estudantes de Taguatinga

Alunos participam de imersão na CLDF, com destaque para educação, cidadania e representatividade feminina

A 2ª vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Paula Belmonte (PSDB), abriu, na tarde desta terça-feira (17), a edição de 2026 do programa “Conhecendo o Parlamento”. A iniciativa recebeu estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado de Taguatinga no plenário da CLDF. Os alunos participaram de uma imersão sobre o funcionamento do Poder Legislativo e o papel dos representantes eleitos no Distrito Federal.

Durante a abertura, Paula Belmonte destacou a importância da educação como ferramenta de transformação social. Ao compartilhar sua trajetória, a parlamentar ressaltou que é fruto da escola pública, reforçando o valor do ensino acessível e de qualidade. A fala buscou aproximar os jovens da realidade política, mostrando que espaços institucionais também podem ser ocupados por quem vem da rede pública.

Juventude e participação política

Ao se dirigir aos estudantes, a deputada enfatizou o impacto de iniciativas como o programa na formação cidadã dos jovens. “Quem está vivenciando na juventude talvez não entenda quanto isso é importante, essa saída e esse parlamento que representa o nosso DF”, afirmou. Segundo ela, o contato direto com o Legislativo contribui para ampliar a consciência sobre direitos, deveres e a importância da participação política.

Belmonte também explicou o papel do Legislativo local, destacando a responsabilidade dos parlamentares na construção de políticas públicas. “Nós temos aqui a responsabilidade, e é uma responsabilidade muito boa, de nós fazermos da nossa capital federal seja referência na educação, na saúde, na mobilidade, na segurança pública”, declarou, apontando para o compromisso com o desenvolvimento do Distrito Federal.

Outro ponto destacado pela deputada foi a representatividade feminina no espaço político. Ela chamou atenção para o fato de que a mesa do evento contava, majoritariamente, com mulheres. “Hoje, é significativo, porque não é sempre que nós temos uma mesa com a maioria de mulheres. Não que os homens não sejam importantes, são super importantes. Mas esse lugar de mulher é onde nós queremos estar, é onde desejamos estar”, concluiu, reforçando a importância da presença feminina nos espaços de poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima