Cerca de 300 famílias serão beneficiadas com insumos agrícolas para auxiliar em suas produções. O projeto é uma iniciativa da Emater em parceria com a Feprorural, e visa trazer maior segurança alimentar e nutricional para os produtores da cidade
Para fomentar a economia local através do incentivo aos pequenos produtores rurais do DF e entorno, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) esteve na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), na quinta-feira (26/9), para unir esforços na compra de adubo, sementes e outros insumos agrícolas.
Na reunião, o presidente da Emater, Cleison Duval, destacou que a iniciativa é parte de um projeto para combater a insegurança alimentar e nutricional, que atinge muitos produtores do DF. “Nossa intenção é beneficiar famílias que realmente precisem do incentivo do Estado para produzir e se alimentar”, afirmou o presidente, que contou com a participação de representantes da Federação dos Pequenos Produtores Rurais do DF (Feprorural) na reunião.
Inicialmente, os insumos auxiliarão cerca de 300 famílias. Mulheres e produtores que estiverem em dia com a Feprorural, com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), terão prioridade na aquisição dos quites. Também é necessário estar com o CadÚnico atualizado e ter inscrição no escritório local da Emater.
“Assim que as sementes derem frutos, elas serão guardadas e tornarão a ser cultivadas no ano seguinte, reduzindo os custos e permitindo que mais famílias possam se inscrever nesse projeto. Atender 300 famílias logo no início é um ótimo começo, mas nossa missão é ir cada vez mais longe. Ainda existem produtores que precisam de apoio para produzir”, explicou Paula Belmonte, ao término da reunião.