Paula Belmonte e Max Maciel movimentam articulações sobre o PDL que susta a validade dos créditos nos cartões de transporte do DF
Os deputados distritais Paula Belmonte e Max Maciel se reuniram nesta sexta-feira (10) com o Secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, para debater e tirar dúvidas sobre questões a respeito do decreto de lei que impõe validade de 1 ano para a utilização de créditos nos cartões de transporte do DF.
Os parlamentares apresentaram na Câmara Legislativa um Projeto de Decreto Legislativo que susta tal validade, mas antes se propuseram a ouvir o GDF.
No decreto a justificativa do governo é que os créditos confiscados são utilizados para o equilíbrio do sistema financeiro, ponto que foi defendido pelo secretário, uma vez que os deputados pediram para que ficasse mais clara essa utilização.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de sacar os créditos, Casimiro alegou que tal ação poderia gerar um colapso de filas pro BRB, mas vai analisar a questão de os valores serem revalidados depois de 1 ano.
Além disso, foi levantada também a possibilidade de que o decreto de lei fosse recolhido, revogando a portaria, até que sejam esclarecidas, de fato, todas as perguntas. O secretário Valter Casimiro afirmou que levará os pontos debatidos na reunião para a governadora em exercício, Celina Leão, e que a partir daí poderá tomar providencias, mas não garantiu que o decreto será recolhido.
Os parlamentares destacaram que novos questionamentos serão enviados para o secretário nos próximos dias no intuito de que as informações repassadas pela secretaria sejam formalizadas. Outras perguntas já haviam sido encaminhadas para a base do governo local, partindo dos parlamentares, mas o secretário não teve acesso até o momento da reunião.