Capital Federal completa 59 anos no próximo domingo (21)
A Deputada Federal, Paula Belmonte, juntamente com a bancada eleita no Distrito Federal, representantes da Câmara Legislativa e do Senado, familiares, pioneiros da construção da cidade, e cidadãos que fizeram história na capital do país, estiveram presentes na cerimônia que trouxe à memória episódios marcantes ao longo dos 59 anos.
Brasília é a maior cidade do mundo construída no século XX, com três milhões de habitantes em todo o DF, segundo o último Censo. A cidade, quase sexagenária, idealizada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, foi inaugurada em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, representado, na Sessão, pela sua filha Anna Christina Kubitschek.
A capital, referência em arquitetura em todo o mundo, é o lugar no qual se encontram todas as culturas, gente de todos os lugares, que vem em busca de oportunidades. Para deputada Paula Belmonte, Brasília, cidade que a acolheu quando tinha apenas três anos de idade, vinda de São Paulo com sua família, ainda é uma terra de oportunidades, com espaço para o empreendedorismo e para o desenvolvimento econômico.
Contudo, a cidade idealizada por visionários e constituída a partir de um projeto ousado que trouxe a capital do litoral para o centro do país, integrando o Brasil de norte a sul, ainda tem muitas necessidades básicas para serem sanadas. “Constantemente, visito escolas, hospitais e demais locais nas regiões administrativas. Ainda faltam creches públicas para todas as crianças, estrutura e materiais adequados nas escolas e hospitais, e até saneamento básico em alguns lugares nos quais as famílias ainda vivem expostas a esgoto a céu aberto”.
Brasília, assim como no início da sua construção, continua sendo a cidade dos sonhos dos brasilienses e de todos os cidadãos que desembarcam diariamente para construírem suas vidas aqui, o centro do poder e das decisões a respeito do futuro do nosso país. Para a deputada Paula Belmonte, a cidade é o lugar que proporcionou todas as oportunidades para construção de sua vida. “Foi aqui que me criei, comecei a minha trajetória com o empreendedorismo, a minha formação como administradora, e em que constituí a minha família”. Paula Belmonte afirma que, um dos seus principais objetivos como deputada, é devolver a Brasília parte de tudo o que a cidade a proporcionou, por meio da geração de empregos, incentivo à capacitação e ao empreendedorismo, atenção à primeira infância e o desenvolvimento da região como um todo, incluindo o entorno.
Para isso, Paula Belmonte, durante a cerimônia, sugeriu a criação de uma Comissão Suprapartidária para debater as questões prioritárias para do Distrito Federal, para o seu desenvolvimento e para a geração de mais oportunidades.