A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) lançou a pré-candidatura ao Senado na quarta-feira (11/5) em uma cerimônia lotada no salão social da Asbac, no Setor de Clubes Sul. O evento contou com a presença de parlamentares e presidentes de partidos, sinalizando a formação de uma grande aliança que terá Paula Belmonte na chapa majoritária nas eleições de outubro.
Em seu discurso, Paula falou em unir forças para combater a corrupção e a pobreza, além de trazer melhores serviços públicos para a população do Distrito Federal. A deputada chamou os pré-candidatos a deputado federal e distrital presentes a se mobilizarem para conquistar cargos importantes em outubro.
“Estou me colocando para que a gente possa mudar juntos o destino de Brasília. Eu quero acreditar que a nossa cidade tem gente decente. Esse grupo que está aqui é o grupo do bem. É o grupo que quer mudar a realidade do DF”, afirmou. “Estou indignada com a situação da saúde pública. Estou indignada com a situação da educação de Brasília. Estou indignada com o que está saindo nas páginas policiais. É por isso que eu estou aqui me lançando como pré-candidata ao Senado”.
A cerimônia também marcou a posse de Paula Belmonte como presidente do diretório regional do Cidadania. O presidente nacional do partido, Roberto Freire, enviou um vídeo de apoio à deputada, por estar de quarentena após a esposa testar positivo para covid-19. Em seu discurso, Freire exaltou a importância do momento e chamou as forças políticas para uma composição ampla.
“Se tudo funcionar como está se imaginando, com um grande acordo de forças de oposição, Paula terá um lugar reservado, evidentemente, dentro da chapa majoritária ou como senadora, governadora ou vice”, disse.
O ex-senador Marcondes Gadelha, presidente nacional do PSC, esteve no evento e apoiou o projeto político de Paula Belmonte. “Esta multidão que estou vendo aqui nesta noite em Brasília, é fruto do trabalho de uma das mais atuantes parlamentares da Câmara dos Deputados. Em seu primeiro mandato, já está entre os 10 parlamentares mais atuantes no Congresso”, afirmou.
Estiveram presentes os presidentes regionais do PSC, Felipe Belmonte; do Podemos, Cristian Viana; do Solidariedade, Hélio José; do PMN, Lucas Kontoyanis; do PSB, Rodrigo Dias; e do PRTB, Beth Cupertino. A adesão de dirigentes partidários ao evento demonstra unidade do grupo de oposição.
Também marcaram presença os deputados federais Daniel Coelho (Cidadania), Alex Manente (Cidadania), Rubens Bueno (Cidadania), Adriana Ventura (NOVO), General Peternelli (União Brasil), Wolney Queiroz (PDT), Félix Mendonça Júnior (PTB) e Soraya Manato (PTB). Subiram ao palco a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (União Brasil), a deputada distrital Júlia Lucy (União Brasil), o ex-presidente da CLDF Joe Valle (PDT), o ex-secretário de Educação e pré-candidato a governador Rafael Parente (PSB) e o pré-candidato a senador Paulo Roque (NOVO).