Pronunciamento foi realizado na Câmara dos Deputados durante sessão solene de Dia das Mães
Em sessão Solene de Dia das Mães, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) criticou a falta de investimento em políticas públicas que melhorem de maneira eficaz a qualidade de vida das crianças do Distrito Federal e do Brasil. O pronunciamento foi realizado nesta segunda-feira (9), no Plenário da Casa.
Ao falar da importância da educação para mães e filhos, a parlamentar lamentou a condução do ensino infantil local. Nos últimos anos, a Bancada do Distrito Federal priorizou novas creches, mas a demanda não foi atendida. “Destinamos emendas do dinheiro do povo para a construção de nove creches. Nenhuma foi construída”, afirmou Paula.
Segundo a parlamentar, preciso é encarar a infância com seriedade e compromisso. “A política da criança não é café com leite. É política séria, política da nutrição, da água, do saneamento básico, da construção de creches, da dignidade. A criança tem que ser levada a sério pelos gestores.”, pontuou Paula Belmonte.
A presidente regional do Cidadania-DF é mãe de seis filhos e escolheu a infância como principal bandeira de defesa. Em quase três anos e meio, protagonizou diversas iniciativas fundamentais para a pauta da criança, entre elas:
- Projeto (PL 2721/19) do Biênio da Primeira Infância aprovado e sancionado.
- Prorrogação do Biênio da Primeira Infância (PL 5213/20) aprovada na Câmara dos Deputados;
- Classificação da educação como atividade essencial (PL 5595/2020) aprovada na Câmara dos Deputados.
- Instituição do Programa Criança Feliz (PL 876/2021) aprovada na Comissão da Mulher.
- Previsão da primeira infância como prioridade nos planos plurianuais (PLP 177/2020) aprovada na Comissão de Seguridade.