Foto da deputada Paula Belmonte abaixada, abrindo uma torneira de onde sai uma água em tom amarelado.

CPI visita aterro para investigar se chorume agrava poluição do Rio Melchior

Presidente do colegiado, deputada Paula Belmonte questiona tratamento das mais de duas mil toneladas que chegam ao Aterro Sanitário todos os dias

Deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a poluição no Rio Melchior estiveram, nesta quinta-feira (22), no Aterro Sanitário de Brasília. A estrutura, que fica a poucos metros do rio, processa mais de 2 mil toneladas de lixo diariamente, conforme o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Todo o chorume tratado ali é despejado no Melchior e a CPI quer saber se a qualidade da água agrava a degradação do curso d’água, colocando em risco o lençol freático.

“A informação que a gente tem é que o chorume passa direto”, explica a presidente da Comissão, deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que relatou aos representantes do SLU a dificuldade que se tem para acessar as informações geradas pelo órgão.

A água despejada no rio, explica Paula Belmonte, passará por análise pericial. Assim como uma amostra do lençol freático, com o objetivo de monitorar possíveis impactos na permeabilidade do solo. “A gente pode estar bebendo essa água, de forma indireta, com a poluição”, desabafa a deputada.

Além de Paula Belmonte, foram à primeira diligência da CPI, os deputados Iolando (MDB), relator da investigação, e Gabriel Magno (PT), que é membro da comissão. “Nós temos também aqui o Ministério Público, delegados da Polícia Civil, consultores legislativos da Câmara”, explica a deputada. “A pergunta é: qual a metodologia que eles utilizam do processo químico para tratar esse chorume e a regularidade do monitoramento da qualidade dos efluentes despejados ali”, disse a deputada, às margens do Rio Melchior.

Próximos passos

A CPI seguirá com uma agenda intensa nas próximas semanas. A próxima reunião, no dia 29 de maio, será o sexto encontro ordinário. Na semana seguinte, no dia 5 de junho, os parlamentares farão uma visita técnica às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Samambaia e Melchior.

Veja mais sobre a CPI do Melchior:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima