Câmara Legislativa reconhece importância do trabalho de nutricionistas do DF

Mais de 200 profissionais de nutrição que atuam na saúde, na educação, na rede privada e em outras áreas receberam moções de louvor em homenagem realizada por iniciativa da deputada Paula Belmonte

A solenidade em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado no dia 31 de agosto, foi realizada nesta segunda-feira (16/9) e reforçou a importância desses profissionais para garantir alimentação de qualidade nas escolas públicas e em outras áreas no DF. Além disso, a sessão proposta por Paula Belmonte (Cidadania) também abriu oportunidade para que a parlamentar se desculpasse com esses profissionais pela forma incisiva com que vem cobrando o Governo do Distrito Federal sobre a qualidade da merenda escolar.

“Humildemente, quero pedir desculpas a cada pessoa que tenha se chateado com meu posicionamento na audiência pública sobre o tema, mas eu sou mãe e estava agoniada com o que via durante as visitas às escolas”, justificou a deputada, que também reconheceu e elogiou os avanços feitos pela Secretaria de Educação para melhorar a qualidade da merenda.

Ainda no início da sessão, a deputada relembrou a audiência pública da merenda escolar, e falou diretamente aos nutricionistas responsáveis pela alimentação na rede pública de ensino. Paula se retratou pela maneira que se expressou durante o debate, realizado no início de maio, onde fez duras críticas sobre o desabastecimento das despensas e a falta de proteínas na alimentação das crianças.

Fotos: Luana Rosback/Ascom

Paula destacou ainda a gratidão e respeito que tem pelos nutricionistas. Lembrou que a escola pública faz parte de sua formação porque estudou em vários colégios públicos. Destacou ainda o trabalho dos nutricionistas, que vai além dos cuidados com dietas para fins de emagrecimento e se comprometeu a trabalhar por melhorias para esses profissionais. “Sabemos da importância dos nutricionistas mas ainda é um segmento invisibilizado. A nutrição é saúde e não só uma alimentação boa e equilibrada”, frisou e se dispôs a lutar pela unificação da carreira.

Reconhecimento

A subsecretária de Apoio as Políticas Educacionais da Secretaria de Educação (SEEDF), Fernanda Mateus Costa Melo, fez parte da mesa de honra da sessão e se declarou apaixonada pelos profissionais de nutrição que atuam nas escolas: “Na falta de um professor ou do transporte escolar, é possível dar um jeito e continuar dando aulas. Mas sem alimentação escolar, nossos alunos não conseguem aprender. Vocês são a parte mais importante da Secretaria de Educação”, destacou a professora.

A presidente do Conselho Regional de Nutrição da 1ª Região, Raquel Adjafre, lembrou os desafios diários do trabalho dos nutricionistas em garantir a segurança do alimento consumido desde o primeiro contato com o fornecedor. “Dentro da profissão, aprendemos a desempenhar papéis de gestor financeiro, estoque, compras, qualidade e higiene sanitária. É o nutricionista que vai garantir a qualidade e segurança do alimento na hora do preparo, por meio de uma equipe que ele precisa treinar e capacitar”, ressalta Raquel.

Também compuseram o dispositivo o secretário executivo da Secretaria de Educação (SEEDF), Isaias Aparecido da Silva; o diretor administrativo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Walter Julio Jager; e a gerente de serviços de nutrição, Carolina Gama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima