Garantir saúde para mães e crianças é fundamental para primeira infância plena

Assunto foi pauta no segundo dia da Semana Legislativa da Primeira Infância, no painel voltado a política de saúde

Os cuidados com a saúde da criança, desde a gestação, terão reflexos durante vida adulta. Esse foi o mote do debate na 2ª Semana Legislativa da Primeira Infância, realizado nessa terça-feira (27)

Ao abrir a atividade, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), autora da iniciativa, lembrou que a política da primeira infância é transversal, e por isso, permeia as demais. Ela defende que os investimentos não se resumem “a uma creche, ou a um atendimento de saúde”, mas também inclui ações como saneamento básico. “A política da primeira infância abrange todas as outras”, complementou a distrital que é autora das leis federal e distrital que instituem agosto como mês da primeira infância, faixa etária de zero a seis anos.

O primeiro a falar foi o deputado federal Zacarias Calil (União Brasil-GO), que é médico, cirurgião-pediátrico. Ele explicou que as conexões neurais se formam ainda na infância, disse que os cuidados com a criança já se iniciam na gestação e cobrou mais atenção para com a pauta. “O povo brasileiro não pode esquecer das crianças”, reforçou ao constar que essa pauta nunca avançou como deveria, entre as políticas públicas do país.

A psicóloga Karla Cerávolo, responsável pela Rede Umbiguinho de Assistência Psicóloga no Parto, também participou do debate e destacou sua equipe tem como missão “cuidar da família que recebe a criança”.

Destacou ainda que a mulher, ao passar pelo processo de parto, precisa de assistência psicológica e alertou para situações em que não há uma atenção humanizada. “É um momento em que a mulher está extremamente vulnerável e normalmente, não é acolhida”, lamentou Karla.

A abordagem sobre estímulo motor foi retratada na fala de Edmara Soares, educadora física especializada em psicomotricidade e neuropsicologia. Ela evidenciou a importância de incentivar a criança a realizar atividades físicas, levando sempre em conta cada momento. Na mesma linha, a nutricionista Rayssa Martinelli destacou os benefícios de uma alimentação saudável na vida dos pequenos, ressaltando a participação ativa dos pais.

Programação

O terceiro painel de debate, marcado para esta quarta-feira (28), terá como tema “Políticas de Segurança Pública e Proteção Infantil”. Começa às 14h, na sala de comissões Deputado Juarezão.

À noite, uma sessão solene homenageará pessoas e entidades defensoras da causa. A série de atividades encerra na quinta (29), com uma tarde de recreação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima