Um sonho da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) está perto de se tornar realidade. O Instituto Arthur Moreno Paro Belmonte abrirá as portas no primeiro semestre de 2021. O projeto social, localizado no Sol Nascente, a 35 km do Plano Piloto atenderá 300 crianças com atividades culturais e esportivas no contraturno escolar.
A ideia de iniciar a instituição veio antes da intenção de ingressar na política. A perda do filho Arthur, falecido em um acidente doméstico aos 2 anos de idade, fez a família Belmonte repensar valores e objetivos. Desde então, Paula pensa em formas de ajudar as crianças, como forma de homenagem a Arthur.
O local escolhido foi o Sol Nascente, uma comunidade com sérios problemas de infraestrutura e que se aproxima dos 90 mil habitantes. Com isso, uma consultoria foi contratada para saber as reais necessidades dessa população. Foi uma forma de descobrir como complementar e auxiliar os trabalhos já existentes.
Os participantes do projetos poderão desfrutar de aulas de inclusão digital, futebol, dança, formação humana e qualificação profissional. O objetivo do projeto é atender a família como um todo e fornecer melhores condições para que as crianças possam se desenvolver e os pais tenham qualificação para o mercado de trabalho.
Em uma pequena cerimônia, a deputada Paula Belmonte lembrou que há muito o que ser feito pelos pequenos brasileiros. “Entrei na política por acreditar ter mais condição de ajudar mais famílias. Por isso o nosso mandato é voltado quase que exclusivamente à infância. Mas, mesmo que eu esteja como deputada, a política não vai entrar nesse local. Aqui eu falo como a Paula Belmonte mãe e, não, a deputada”, disse, emocionada, ao lado do marido Luís Felipe.
Trajetória
Em setembro de 2019, iniciou o diálogo com nove entidades de assistência social já instaladas na área: Federaçāo Habitacional do Sol Nascente (Fehsola), Casa da Natureza, Instituto e Creche Pingo de Ouro, Despertar Sabedoria, Instituto Abraço Solidário, Associação Mãos Solidárias, Capela Santa Josefina Bakhita, Instituto Meninos do Pôr do Sol e Fraternidade Espírita Irmã Celita.
A instituição iniciaria atividades em 2020 e a contratação de pessoal teve que ser suspensa por conta da pandemia. Entretanto, a intenção é começar a receber as crianças da região já em março de 2021.