Veja como será a volta às aulas no Distrito Federal

Veja como será a volta às aulas no Distrito Federal

Veja como será a volta às aulas no Distrito Federal

Com o decreto que liberou a volta às aulas, os alunos do Distrito Federal devem se preparar para retornar à rotina. A retomada das atividades nas escolas públicas será feita a partir do dia 31 de agosto. O ano letivo de 2020 deverá se estender até janeiro de 2021. A novidade é o modelo híbrido, que vamos explicar nesse artigo.

Os colégios particulares poderão retomar aulas a partir de 27 de julho, mas a decisão de voltar ou não às aulas presenciais cabe a cada empresa.

Os profissionais das escolas públicas farão testes de covid-19 entre os dias 3 e 14 de agosto. Depois disso, professores e servidores administrativos serão capacitados para cumprirem protocolos de segurança contra o coronavírus. Aqueles que fazem parte de grupos de risco ou testarem positivo ficarão de fora das atividades presenciais, por enquanto, e deverão seguir nas aulas via Google Sala de Aula.

Cronograma de retorno

  • 31/8: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional
  • 8/9: ensino médio
  • 14/9: ensino fundamental II (sexto ao nono ano)
  • 21/9: ensino fundamental I (primeiro ao quinto ano)
  • 28/9: educação infantil
  • 5/10 educação precoce e classes especiais

 

Foto Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Modelo híbrido

A cada semana, metade dos alunos estará em sala de aula e a outra metade terá classes via internet. O sistema de rodízio vai reduzir a capacidade das escolas em 50% e isolar grupos de estudantes para evitar o contato.

Os alunos que não tiverem acesso à internet poderão retirar materiais impressos para cumprirem com exercícios e seguirem com o conteúdo. Haverá chamada e a presença dos estudantes será controlada. O rodízio deve ir até o fim de janeiro, quando acaba o ano letivo.

 

Foto Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Protocolo de segurança

Estão previstas precauções como a desinfecção e higienização de escolas e as orientações de lavagem constante das mãos. Além disso, haverá tapetes de desinfecção e obrigatoriedade de uso da máscara durante todo o tempo.

As informações são da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?