A falta de respostas sobre escândalos de corrupção e os problemas de atendimento requerem medidas mais duras. Esse é o diagnóstico da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF). A parlamentar pede que os órgãos de controle tomem atitudes mais contundentes contra os desmandos na Secretaria de Saúde e no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).
Durante a reunião da Comissão Especial da Covid-19, a deputada chamou representantes do Ministério Público do Distrito Federal e do Tribunal de Contas do Distrito Federal a tomarem providências sobre a gestão pública da saúde. “Se tiver que denunciar na Polícia Federal, nós vamos. O que nós não podemos fazer é deixar a população do Distrito Federal nessa situação”, disparou.
Falta de insumos, filas de UTI, emergências lotadas e as suspeitas de corrupção foram consideradas inaceitáveis por Paula Belmonte. “Estamos falando da capital do Brasil, que tem uma secretaria com R$ 7 bilhões de orçamento. Esperamos as autoridades chegarem, responderem e estarem junto conosco para resolver o problema. Na realidade, não estão preocupadas”, criticou.
A Comissão Especial da Covid-19 deve voltar a se reunir no dia 14 de junho, quando deve ser formulado o relatório de conclusão.