No Distrito Federal, apenas 10% dos adolescentes de 16 e 17 anos emitiram o Título de Eleitor. Pensando nisso, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) promoveu neste domingo (3) uma roda de conversa sobre política com 600 jovens de Brasília e Entorno.
“O voto consciente dos jovens é fundamental para mudar a realidade do nosso país . Muitos adolescentes ainda não têm título e isso precisa ser revisto. Só com o voto vamos eleger quem realmente nos representa”, afirmou Paula Belmonte.
A parlamentar do Distrito Federal conversou sobre política, corrupção e problemas locais ( como falta de segurança, de iluminação e de creche) com jovens de São Sebastião, Estrutural, Ceilândia, Sol Nascente e Riacho Fundo II.
Para Rafaela Costa de Sousa, de 16 anos, moradora do Sol Nascente, é essencial emitir o título logo na primeira oportunidade. “Sem votar com consciência, nunca teremos melhora prática”, afirmou a estudante.
Já Sara Matos, 17 anos, da Estrutural, aproveitou a oportunidade para emitir seu Título de Eleitor. Na avaliação da estudante, é preciso escolher os melhores representantes na urna para que as verdadeiras necessidades da população sejam atendidas.
Além de aprender mais sobre direitos e deveres políticos, os participantes puderam assistir apresentações do Pimev, grupo folclórico do Vale do Amanhecer, do rapper e compositor MC Alves, e do rapper Dini Grito.