Audiência pública na Câmara Legislativa do DF reforça importância de se ter profissionais da área para garantir eficiência e transparência na gestão
A história e o futuro da profissão de administrador foram pautas de audiência pública realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta terça-feira (20). Administradora de formação, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) esteve à frente do evento, que contou com o apoio institucional do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF).
“É essencial reconhecermos o papel dos administradores na construção de políticas públicas eficazes. Precisamos de uma gestão técnica, moderna e ética que realmente impacte positivamente a vida das pessoas”, afirmou Paula Belmonte, destacando a importância de exclusividade dos profissionais de administração em concursos públicos voltados à gestão.
Em 2025, a regulamentação da profissão de administrador completa 60 anos. Para também discutir o futuro da atividade, a audiência pública foi intitulada “Desafios dos 120 Anos de Administração – 60 Anos de Legado, 60 Anos de Futuro”. No evento, Paula reafirmou seu compromisso com a valorização da carreira administrativa e defendeu a ocupação de cargos públicos por administradores qualificados, especialmente nas áreas de saúde, educação e segurança.
Marco
Em sua fala, o presidente do CRA-DF, Hélio Queiroz, elogiou a iniciativa da deputada e ressaltou que eventos como este reforçam o papel transformador da Administração na construção de um futuro mais ético e eficiente.
A diretora de Relações Institucionais do CRA-DF, Andrea Antinoro, classificou a audiência como um marco para o setor. Para ela, o encontro é um momento de reflexão sobre os avanços da Administração e os desafios que temos pela frente. A presença da deputada Paula Belmonte, de acordo com a administradora, é um indicativo claro de que a política pode – e deve – caminhar ao lado da competência técnica.
A mesa de debates contou com a presença do deputado distrital João Cardoso (Avante), representantes do Conselho Federal de Administração (CFA), empresários, profissionais da área acadêmica, estudantes e conselheiros do CRA-DF.