A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania- DF) participou da ação inicial da segunda etapa da Campanha de Prevenção ao Uso de Drogas, promovido pelo Ministério da Cidadania. Com a mensagem “Você nunca será livre se escolher usar drogas”, cerca de 120 alunos do Centro Educacional CED 1, no Itapoã (DF), conheceram na terça-feira (5/11) mais sobre os malefícios que as drogas podem causar em suas vidas.
A campanha tem como foco os jovens de 14 a 18 anos. “Essa é a melhor fase da vida de qualquer pessoa. E temos que lembrar que todos nós todos temos sonhos. As drogas não podem ter o poder de destruir esses sonhos e muitas vidas. Esse é um grande problema que enfrentamos aqui no Distrito Federal e precisamos unir forças”, aconselhou a deputada Paula Belmonte.
De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o consumo de drogas tem crescido exponencialmente em todo o país, adquirindo um status de epidemia. Ele destaca o acesso á informação como um importante aliado. “A estimativa é a de que 50 milhões de brasileiros são usuários de drogas. No Distrito Federal, por exemplo, o maior consumo de drogas é na Asa Norte, seguida do Paranoá. Se calcula que de seis a oito toneladas de cocaína são consumidas a cada ano no Distrito Federal”, destacou o ministro.
O governo federal pretende ampliar de 11 para 20 mil o número de vagas em comunidades terapêuticas até 2020. De acordo com a Nova Lei de Drogas, sancionada em junho, a pasta da Cidadania é responsável pelo tratamento de dependentes químicos com foco na estratégia da abstinência dos usuários. Através delas, dependentes químicos podem buscar apoio no processo de desintoxicação e de reinserção social, de forma gratuita.