Em live, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, defenderam nesta terça feira, 5 de outubro, a expansão e o fortalecimento de políticas públicas para crianças e adolescentes.
“Crianças e adolescentes não são um projeto político. Precisamos encarar as crianças e os adolescentes como nossa responsabilidade de construir um futuro melhor. Elas já são prioridade na Constituição Federal e precisam ser prioridade na prática”, afirmou a deputada federal.
A convidada endossou a posição de Paula Belmonte. “A mensagem principal é de resgatar a prioridade absoluta. O melhor investimento que o país pode fazer é na primeira infância. O retorno desse investimento econômico já foi provado em inúmeros estudos”, afirmou a representante do Unicef.
Durante a live, Florence elencou alguns temas que podem ser fortalecidos por meio de políticas púbicas, como vacinação na primeira infância, conectividade, saúde, saúde mental, nutrição, proteção e combate às violências.
O prejuízo do fechamento das escolas durante a pandemia também foi tratado ao longo da transmissão. “Um grande problema foi a piora alimentar entre as crianças. Sabemos que, infelizmente, a alimentação escolar é a principal ou talvez a única refeição”, destacou a parlamentar.
A representante da Unicef lembrou que, além da menor oferta de alimentos, o consumo de alimentos ultraprocessados também aumentou na pandemia.
Paula Belmonte promove frequentemente em sua página do Instagram lives com convidados especialistas sobre diversos assuntos, como primeira infância, saúde, nutrição, ações sociais, projetos de lei e mecanismos contra a corrupção.
Assista a live
https://www.instagram.com/tv/CUqU3o-ImUH/?utm_medium=copy_link