Paula Belmonte apresenta convocação de secretário para explicar falta de pediatras

Deputada quer que Juracy Lacerda vá à Câmara Legislativa dar explicações sobre o colapso da rede de atendimento infantil

A deputada distrital Paula Belmonte protocolou requerimento de convocação do secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda, para que ele preste esclarecimentos à Câmara Legislativa sobre o grave colapso na rede pública de atendimento infantil. Conforme o Sindicato dos Médicos do DF, o déficit atual é de 172 pediatras.

A iniciativa da parlamentar vem após uma série de denúncias veiculadas pela imprensa, que revelaram a escassez de pediatras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a sobrecarga dos poucos profissionais disponíveis. Na UPA I de Ceilândia, recentemente, pais e mães se revoltaram diante da ausência de atendimento adequado às crianças, resultando em episódios de depredação e protesto.

“Não é aceitável que uma capital como Brasília tenha crianças sem acesso a atendimento emergencial por falta de pediatras. Essa negligência fere a dignidade da infância e precisa ser enfrentada com seriedade”, afirma Paula Belmonte.

Anestesistas

O requerimento de convocação do secretário – que ainda deve tramitar na Câmara Legislativa – também aponta a ausência de anestesistas como outro fator crítico que compromete a realização de cirurgias na rede pública. A situação foi agravada por uma investigação que apura a existência de um suposto “cartel” de anestesistas, afetando diretamente milhares de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos.

Além de cobrar explicações, a deputada pretende debater medidas urgentes para resolver a escassez de profissionais e garantir um plano de contingência eficaz. “É dever da Câmara Legislativa fiscalizar, cobrar providências e garantir que a população tenha acesso à saúde pública com dignidade, especialmente as crianças, que estão entre os mais vulneráveis”, destaca.

A deputada espera que não tenha dificuldade em aprovar o requerimento na Câmara Legislativa, reforçando que a transparência e a responsabilidade na gestão da saúde são fundamentais para a construção de soluções reais e duradouras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima