Observatório da Mulher: Dados que podem transformar as políticas públicas

Plataforma lançada na Semana da Mulher monitora informações e consolida legado da PEM

Durante a Semana da Mulher, na Câmara Legislativa, foi lançado o Observatório da Mulher, uma ferramenta de monitoramento, coleta e análise de dados relacionados à participação feminina na política, no mercado de trabalho e aos índices de violência de gênero. Esses dados são transformados em relatórios, estudos e levantamentos a serem elaborados pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM).

“É muito difícil fazer política pública sem informação e dados. Precisamos ter um diagnóstico: temos que olhar o mercado de trabalho da mulher, do empreendedorismo feminino, a violência contra mulher e, a partir dessas informações, poder fazer políticas públicas”, explica o auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do DF, Marcelo Herbert Lima, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

À frente da Procuradoria Especial da Mulher, a deputada Paula Belmonte entende a importância da institucionalização dos processos da Procuradoria, garantindo que iniciativas essenciais, como o Observatório da Mulher, continuem a oferecer um retrato qualificado e abrangente do Distrito Federal, independentemente da troca de legislaturas.
 
“Nossa missão é garantir que esse trabalho (da Procuradoria) continue crescendo e gerando impacto real na vida das mulheres de Brasília. Queremos consolidar um legado sólido que contribua para a formulação de políticas públicas eficazes e duradouras”, destaca a deputada.

Políticas públicas
 
A estrutura da Procuradoria Especial da Mulher é um espaço essencial não apenas para fiscalizar políticas públicas, mas também para construir conhecimento que subsidie novas iniciativas e melhorias legislativas. Sob a liderança de Paula Belmonte, o Observatório da Mulher pode oferecer dados consistentes e acessíveis que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.

A deputada projeta, inclusive, que o Observatório da Mulher continuará crescendo na promoção de direitos e na produção de dados essenciais para a criação de políticas públicas inclusivas e eficazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima