Nesta segunda-feira (11), a Câmara Legislativa lançou, oficialmente, a plataforma “Observatório Cidadão”, que foi desenvolvida para auxiliar a população a fiscalizar os gastos do GDF
A ferramenta nasceu dentro da Comissão de Fiscalização e Transparência da Casa, com o objetivo apresentar dados de aplicação dos recursos públicos do executivo, de forma mais inteligente e de fácil compreensão, segundo explicou Paula Belmonte (Cidadania), presidente da Comissão. A Câmara Legislativa, que é reconhecida como a mais transparente do país, ganha a plataforma que chega para facilitar o acesso a vários painéis sobre contratos de concessões, de permissões, de gastos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges), do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev) e de outras áreas do GDF. Com a ajuda da inteligência artificial, diferentes filtros foram criados para ajudar na busca inteligente e dados cruzados, de forma prática e objetiva, permitindo uma leitura de fácil compreensão, segundo foi exibido no plenário, durante o lançamento. O presidente da Casa, Welligton Luiz (MDB) e o vice-presidente, Ricardo Vale (PT), também reforçaram a importância de o Legislativo do DF entregar um produto inovador como o Observatório.
A deputada Paula Belmonte ainda destacou a importância de a população acessar a ferramenta e se apropriar dela como um fiscal, para navegar e identificar dados de interesse, nas várias áreas disponíveis. “Se o cidadão acessar e se apoderar dessa ferramenta, nosso papel se fortalece e esse portal atingirá seu principal objetivo, que é empoderar o povo”, reforçou a distrital e acrescentou que a ferramenta também ajudará na formulação de políticas públicas, porque os deputados poderão conhecer melhor as demandas de cada região por meio dos acessos da população à ferramenta e compreender qual região é mais necessitada.
O Observatório Cidadão foi apresentado pelo Secretário da Comissão de Fiscalização e Transparência, que atuou ativamente no desenvolvimento da plataforma, Marcelo Herbert de Lima, que explicou passo a passo como acessar, as funcionalidades e mostrou alguns filtros da ferramenta. “Essa tecnologia vai facilitar nosso trabalho, do Legislativo, de fiscalizar”, destacou
Representantes do executivo, do legislativo federal e estadual foram à Câmara Legislativa para conhecer a nova ferramenta de fiscalização e entender como será possível replicá-la. A plataforma foi elogiada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que não pode comparecer, mas fez questão de enviar áudio à deputada Paula, reforçando a relevância dessa iniciativa, que deve servir de exemplo a outras assembleias do país. O deputado estadual Luiz Gonzaga Alves Filho (PSDB-AC) e as deputadas Eliane Bayer (Republicanos-RS); e Mara Lima (Republicanos-PR) também participaram da solenidade, especialmente, para conhecer o portal de fiscalização.