A obra, que recebeu emendas parlamentares da deputada Paula Belmonte, promete beneficiar mais de cem produtores rurais da região, que hoje atendem em espaço improvisado no setor de oficinas
Cerca de 140 produtores rurais do Paranoá serão beneficiados com o galpão da Feira do Produtor. A obra está cada vez mais perto de começar, segundo informado em reunião entre a deputada Paula Belmonte (Cidadania) e representantes da Novacap, nesta terça-feira (18). A parlamentar propôs que a obra seja iniciada o quanto antes, mas já vinha discutindo o assunto com a Novacap, desde maio deste ano, com o presidente da instituição, Fernando Leite, e representantes da Secretaria de Agricultura.
Os recursos das obras serão disponibilizados em acordo de cooperação técnica entre a Novacap e a Secretaria de Agricultura, num convênio firmado com recursos de emenda parlamentar enviados por Paula Belmonte enquanto deputada federal, que ao todo, somam nove milhões de reais. A expectativa é de que o termo seja assinado ainda nesta semana e apresentado à Caixa Econômica Federal para aprovação.
Também ficou acertado que a Novacap será a responsável por licitar, executar, fiscalizar, projetar, receber os recursos e entregar a obra para a Secretaria de Agricultura. Se o termo for aprovado pela Caixa Econômica, a Novacap expedirá o edital de licitação. A estimativa de prazo para a licitação é de 30 a 90 dias, já para a obra de construção do galpão, dez meses.
“Essas obras serão um divisor de águas na região do Paranoá, e eu fico muito honrada de poder indicar e destinar emendas para a construção desse galpão, que vai fazer diferença na vida de muitas famílias”, afirmou a deputada.
Mais dignidade
A chegada do galpão trará mais dignidade para os produtores rurais da região, que hoje atendem no setor de oficinas do Paranoá e sofrem com a falta de infraestrutura do local. A feira é aberta somente aos domingos, e o espaço recebe cerca de quatro mil pessoas por dia.
Há mais de dez anos, o grupo de produtores rurais pleiteia por um espaço apropriado para vender os seus produtos. E depois de pronta, a feira do produtor poderá atender não só os moradores do Paranoá, mas também São Sebastião, Lago Sul, Lago Norte, Sobradinho e até Planaltina.
“O Paranoá é o segundo maior núcleo rural do DF, e esse galpão veio para valorizar a agricultura familiar e dar mais dignidade aos trabalhadores. São muitos anos lutando por esse espaço, e é uma felicidade enorme para nós ver essa obra acontecer”, afirma a Diretora do Conselho de Segurança Rural, Sandra Silva.