Morador flagra despejo de esgoto no Rio Melchior. Veja vídeo!

Presidente da CPI que investiga poluição no local, deputada Paula Belmonte cobra posicionamento de autoridades

Moradores registram um novo despejo de esgoto da estação de tratamento próxima ao Rio Melchior. O vídeo, que mostra o despejo diretamente no rio e o acúmulo de lixo no local, chegou até a deputada Paula Belmonte, presidente da CPI do Melchior na Câmara Legislativa, que cobrou providências das autoridades.

Há pouco mais de um mês, a Câmara Legislativa instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a poluição do rio. No entanto, mesmo com a CPI em andamento, a situação segue crítica.

Localizado entre Ceilândia e Samambaia, o Rio Melchior abastece mais de 1,3 milhão de moradores do DF. Paula Belmonte, que acompanha a situação desde 2019, reforça a urgência de ações concretas: “Precisamos expor o que vem acontecendo há anos no Rio Melchior e, principalmente, garantir que a fiscalização seja eficiente para cessar o despejo desses dejetos“.

Conforme relato de especialistas ouvidos em Comissão Geral, em maio do ano passado, o Rio Melchior sofre há anos com o despejo de chorume decorrente do descarte diário de 2.200 toneladas de lixo do Aterro Sanitário de Brasília, além do despejo de efluentes da Caesb e restos de abatedouro da empresa JBS.

Ameaça ao abastecimento de água

Desde 2014, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) classificou as águas do Rio Melchior como impróprias para consumo e banho. No entanto, sua contaminação vai além da comunidade local. Como afluente do Rio Descoberto, ele contribui para o reservatório de Corumbá IV, uma das principais fontes hídricas do Distrito Federal.

Com a CPI em andamento, a expectativa é de que os responsáveis sejam identificados e medidas efetivas sejam tomadas para recuperar o rio e garantir a segurança da população.

Confira o vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima