Projeto distrital prevê mais incentivo aos atletas e paratletas, com a utilização de passagens e prêmios de milhagens no custeio de despesas
Os atletas e paratletas do Distrito Federal poderão contar com mais uma opção de incentivo e custeio de viagens, assim que for aprovado o projeto de lei proposto pela deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania-DF). Ele propõe a utilização de passagens e prêmios de milhagens aéreas, vindas de recursos públicos, para auxiliar na participação em campeonatos nacionais e internacionais.
Na prática, os benefícios oferecidos pelas Companhias Aéreas seriam parte do programa do GDF, já em vigor, conhecido como Compete Brasília. O programa incentiva a participação de atletas e paratletas de alto rendimento em campeonatos, por meio da concessão de transporte aéreo e terrestre. Apesar desse incentivo, é notório que muitos ainda precisam recorrer a vaquinhas virtuais e doações para conseguirem competir em determinados países e estados.
Para autorizar o GDF a criar esse banco de milhas, o PL nº 600/2023, altera a Lei nº 3.952/2007 e surge como uma alternativa para atletas e paratletas conquistarem garantias e mais apoio no esporte. “Considero mais do que justo que os benefícios de milhas sejam revistos para esse fim”, afirma a autora. O projeto reforça o perfil da deputada, de propor iniciativas para favorecer crianças, jovens e mulheres, em programas com apelo social. O projeto segue em apreciação na Casa.