Mais educação e incentivo à economia local

Iniciativa foi confirmada com parceria da Novacap, Emater e Secretaria de Educação

As regiões de Planaltina e Plano Piloto ganharão creche e novas vagas, com oferta de quase 700 a mais, e também um galpão de feira do produtor, no Paranoá. O acordo para tirar esses projetos do papel foi firmado esta semana, em reunião realizada por iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania), com os presidentes da Novacap e Emater, e a Secretária de Educação.

As famílias da região de São José, em Planaltina, poderão seguir com maior tranquilidade ao verem seus filhos em segurança com a chegada da primeira creche da região. Prevista para operar já em 2025, o espaço será reformado e entregue à população da região mediante parceria entre a Novacap, Emater, Secretaria de Educação e o apoio da deputada Paula, que se comprometeu a contribuir com a destinação de recursos de emendas parlamentares.

A notícia foi confirmada pela própria parlamentar após reunião com o presidente da Novacap, Fernando Leite, na sede da instituição nesta quarta-feira (8/5). A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e o presidente da Emater, Cleison Duval, também participaram da conversa que evoluiu para a celebração de um termo de cooperação técnica entre os órgãos, afim de viabilizar a reforma da creche da Casa do Candango e da creche rural, além da construção de um galpão do Produtor, no Paranoá.

Enquanto representante do legislativo federal, a deputada destinou cerca de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a construção da creche rural, que será adaptada em prédio doado pela Emater, na região da colônia agrícola de São José, em Planaltina. O projeto de reforma do local para abrigar a creche já está pronto e pode ser executado imediatamente, com entrega prevista para antes do início do ano letivo de 2025, e expectativa de receber 80 crianças.

“Uma boa notícia para os brasilienses que moram na região da Colônia Agrícola de São José é que a creche vai sair do papel! Estamos viabilizando as emendas parlamentares para que a Novacap execute e entregue a obra, que é um pedido especial da comunidade e vem sendo aguardada há muito tempo pela população”, esclarece Paula Belmonte.

Outra instituição que será beneficiada com essa parceria é a Casa do Candango, entidade que presta assistência social e possui longa trajetória atendendo crianças em estado de vulnerabilidade. De origem entrelaçada à própria história da capital, a entidade também passará por reforma para ampliar sua capacidade de atendimento, podendo oferecer mais 600 vagas.

Compromisso

Durante a reunião, a Novacap assumiu a responsabilidade de vistoriar e fazer um levantamento das reais necessidades da Casa do Candango, que hoje atende cerca de 340 crianças de todas as regiões do DF. Para a Secretaria de Educação, ficou a missão de firmar ajuste e formalizar uma parceria de cooperação técnica com a instituição.

Outro projeto que também será beneficiado por essa parceria é o galpão da Feira do Produtor do Paranoá, que promete ajudar a fomentar a economia local e incentivar os agricultores do DF. O projeto da obra segue bem encaminhada por parte da Novacap, que tem até o mês de junho para finalizá-la. Ele também conta recursos de emenda parlamentar da deputada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima