Estrada Parque Brazlândia está com projeto avançado e tem aval do GDF

Rodovia DF-097 desafogará tráfego entre Brazlândia e a região central de Brasília, diminuindo o percurso em até 10 km

O projeto de pavimentação rodovia DF-097, entre a região noroeste do DF e o Plano Piloto, está em estágio avançado e segundo informou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e conta também com o compromisso do Governo do Distrito Federal, de concretizar o projeto. A resposta direta à comunidade aconteceu em uma audiência pública promovida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, na noite desta terça-feira (24), em Brazlândia.

Autoridades e populares se reuniram no auditório do Centro de Ensino Médio (CEM) nº 1 de Brazlândia. Na ocasião também foi apresentada a proposta de nomeação da via, que se chamará “Estrada Parque Brazlândia”, conforme Projeto de Lei 1.070/2024, de autoria da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), proponente do debate. Segundo ela, a nova pista encurtará a distância entre a RA e o centro de Brasília. “Teremos a redução de 10 km no trajeto”, estima a distrital.

Belmonte relembrou as reuniões que teve com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do DF, quando discutiram também as restrições ambientais impostas pelo Instituto Ambiental de Brasília (Ibram) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). A princípio, explicou a deputada, tanto o DER quanto os dois órgãos ambientais foram contra a intervenção na via. “Mas, depois, eles chegaram ao entendimento de que a realização dessa obra ajudaria a preservar o Parque Nacional de Brasília, formando uma barreira para impedir o avanço de casas sobre a mata e também de degradação da área com o lixo e entulho acumulado na área”, esclareceu Paula.

O deputado distrital Iolando Almeida (MDB), com forte liderança na região, foi convidado pela deputada e compareceu à audiência. Ele se manifestou sobre a rodovia, que classificou como “um presente para a cidade”, assim como o novo nome. O parlamentar listou a produção rural da região, a exemplo do morango e da goiaba, além de frango e carne suína, afirmando que abastecem todo o DF e a via facilitará o escoamento desses produtos. “Hoje, nós estarmos aqui, entregando essa pista chamada Estrada Parque Brazlândia, é motivo de muita satisfação”, declarou.

Luciana Lima Cardoso, administradora de Brazlândia, destacou que hoje, 48% da população trabalha fora da região e que o conjunto da comunidade local, formada por trabalhadores, empresários, estudantes, terá “mais opções de deslocamento”. “É mais um percurso, mais uma possibilidade. Isso nos deixa muito felizes e muito agradecidos com essa lembrança”, reforçou a administradora.

Compromisso do GDF

Fábio Cardoso, superintendente-executivo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do DF, garantiu que há recursos para a realização da obra, conforme determinação do GDF. O Departamento se comprometeu a viabilizar a licença ambiental para o início das obras da pista, que será “uma das mais bonitas do DF” de acordo com Fábio.

“O empenho é total em colocar a Estrada Parque Brazlândia implantada. É só estar com o projeto pronto. O DER já vinha trabalhando nessa situação judicial. Ela é planejada desde 1993 e já se chamava Estrada Parque Acampamento”, informou e ainda recomendou que é melhor se antecipar na conclusão do projeto da obra porque assim que a questão judicial estiver solucionada, já se iniciam as obras.

Benefícios à 26 de Setembro

O traçado da DF-097 inicia nas proximidades da comunidade 26 de Setembro. O setor habitacional ligado à Administração Regional de Vicente Pires não conta com ruas asfaltadas, pois está em processo de regularização.

Enquanto as benfeitorias não chegam, a comunidade sofre, conforme diz a coordenadora do grupo Mulheres Unidas da 26, Izadora Coimbra. “Às vezes, 22h, 23h estamos desatolando transporte escolar. Muitas vezes o ônibus cai no buraco, não conseguimos abrir as portas e temos que tirar as crianças pela janela. Onde está o direito de ir e vir?”, questionou a líder comunitária.

Veja a audiência completa no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima