O projeto de lei 2458/2019 proposto pela Deputada Federal, Paula Belmonte, institui a Semana do Empreendedorismo Feminino, a ser comemorado em novembro, em todo o Brasil. A ação é voltada para campanhas de esclarecimento da importância desse segmento, e conscientizar a população brasileira sobre os desafios enfrentados pelas mulheres com potencial empreendedor.
Só no Brasil, as mulheres constituem 51,6% da população, segundo IBGE. Donas do próprio negócio, elas superam o desafio do mercado de trabalho e mostram o seu potencial criativo e administrador.
As mulheres representam 48% dos microempreendedores individuais existentes no Brasil. O país ocupa a sétima posição sobre a proporção de mulheres entre os empreendedores iniciais. “O incentivo ao empreendedorismo feminino proporciona a independência financeira que a mulheres buscam cada vez mais, além da geração e empregos”, encoraja a deputada.
O empreendedorismo representa uma importante alavanca para que a mulher conquiste o seu lugar no mercado. “Essa mulher, muitas vezes, encontra no empreendedorismo uma oportunidade de sair de uma situação de vulnerabilidade. O intuito da Semana do Empreendedorismo Feminino é fortalecer ainda mais as possibilidades e expectativas dessas empreendedoras”, esclarece.
As mulheres se destacam em setores como os de vestuário, vendas diretas e beleza, representando mais do que 75% dos empreendedores em todo o país. Contudo a participação feminina também é elevada em atividades como comércio varejista, com 48%, e pequenos restaurantes, com 57% de mulheres, segundo dados do Sebrae.
A proposta da deputada também consiste na viabilização de meios para que as mulheres abram seu próprio negócio. “Se investirmos no potencial empreendedor das mulheres do nosso país, teremos um avanço expressivo na geração de empregos e do poder aquisitivo das famílias, e, consequentemente, o progresso do país”, conclui a deputada.