Por iniciativa da deputada Paula Belmonte, mais de 100 receberam moção de louvor
Diante da importância da doação de sangue para salvar vidas, representantes de várias categorias de doadores lotaram o plenário da Câmara Legislativa para receber homenagem pelo Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A solenidade realizada nesta terça-feira (28), no plenário da Câmara Legislativa, contou com representantes de várias categorias de doadores de sangue, como os de sangue raro, homens, mulheres, jovens, idosos e outras.
Para a deputada Paula Belmonte (Cidadania), autora da iniciativa, a doação de sague salva vidas e o ato merece respeito e gratidão às pessoas que se dispõem a praticar essa ação. “Todo doador de sangue salva vidas e isso merece nosso reconhecimento” reforçou a deputada, na abertura da sessão solene. O diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osney Okumoto, lembrou que menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue e que ainda existem desafios para manter os bancos de sangue abastecidos. Em seguida, citou números animadores para o DF. “Somente neste mês de novembro, em um único dia, foram coletadas 292 bolsas de sangue, umas das maiores coletas dos últimos tempos”, destacou e agradeceu a todos os envolvidos na ação.
Segundo dados do Hemocentro, em 2023 foram realizadas 4.500 doações de sangue, que beneficiaram 18 mil pacientes.
Reconhecimento
No momento da entrega das moções de louvor, a deputada Paula Belmonte se colocou à disposição das entidades representadas na solenidade, para destinar emendas parlamentares para a doação de sangue no DF. “Eu quero agradecer esta oportunidade de poder ser um instrumento desse reconhecimento aqui na Câmara e fico muito honrada com a presença de todos vocês”, enfatizou a distrital.
Na ocasião, representantes de várias categorias de doadores foram agraciados com a moção de louvor, um agradecimento público a quem doa sangue com regularidade. Servidores públicos, aqueles que têm sangue raro, idosos e outros grupos de doadores receberam a moção. Na sequência, Paula Belmonte novamente reforçou a importância da doação, destacando os requisitos necessários para quem desejar praticar esse ato. Segundo o Hemocentro, os doadores devem ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 51 kg e ter boa saúde.
O representante da Secretaria de Estado da Saúde, Tiago Martins; a biomédica responsável pela Hemolítica de Brasília, Juliane Esteves; e o representante do grupo de gestores de serviços de hemoterapia em Brasília, Rafael Martins de Souza, também compuseram a mesa da solenidade, ao lado da deputada Paula Belmonte.