Distrito Federal terá Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Infantil

Iniciativa da deputada Paula Belmonte tem como objetivo conscientizar a população sobre os sintomas mais comuns em crianças acometidas pela doença

Já está em vigor a lei que institui, no Distrito Federal, a Semana de Conscientização e Diagnóstico do Câncer Infantil. O texto da Lei nº 7.648/2024, de autoria da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), determina que essa atividade aconteça entre os dias 23 e 30 de novembro.

A proposta da distrital é provocar a discussão do tema, com conscientização da população sobre os sintomas mais comuns em crianças acometidas pela doença. Paula Belmonte explica que, muitas vezes, os indicativos de câncer infantil são semelhantes aos de outras condições.

“É uma oportunidade para informar as pessoas, trazendo mais esclarecimentos e difundir possíveis opções de tratamento, salvando vidas”, complementa a parlamentar. Uma das ações previstas é a realização de campanhas educativas permanentes sobre os benefícios do diagnóstico precoce do câncer infantil, para que possa ser tratado com maior chance de recuperação.

O texto também aponta para outra questão importante, que é a qualificação da assistência à saúde, com a capacitação dos profissionais de todos os níveis envolvidos. Para executar a lei, a Secretaria de Saúde do DF pode contar com o apoio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), de órgãos públicos distritais e de outras instituições públicas que desenvolvam atividades voltadas ao combate do câncer infantil no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima