CPI do Rio Melchior: Deputados aprovam cinco convocações

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Adasa e Ibram devem prestar esclarecimentos sobre a degradação das águas

A Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) do Rio Melchior foi oficialmente aberta, na manhã desta quinta-feira (3), em reunião ordinária no plenário da Câmara Legislativa. Presidente do colegiado, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) apresentou requerimentos para convocação de cinco representantes do Governo do DF. Todos foram aprovados.

Devem prestar esclarecimentos sobre a degradação do Rio Melchior o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes; o subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Luciano Pereira Miguel; o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo da Silva Ribeiro Neto; a superintendente de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram), Simone de Moura Rosa; e a superintendente de Licenciamento Ambiental do Ibram, Nathália Lima de Araújo Almeida.

Ao abrir os trabalhos, Paula Belmonte destacou o compromisso de se fazer uma investigação propositiva, de modo a apresentar soluções concretas para frear a poluição e recuperar o Rio Melchior.

Paula também lembrou a relação dela com a causa: em 2019, enquanto deputada federal, foi procurada por moradores de Ceilândia e Sol Nascente, preocupados com a poluição do rio. Sensibilizada, visitou a região e constatou a gravidade do problema. “Fiquei preocupada porque o Rio Melchior fornece água para produtores rurais, e toda aquela sujeira pode infiltrar no solo e atingir os lençóis freáticos”, relatou a deputada.

Os deputados Daniel Donizet e Rogério Morro da Cruz, que também estiveram presentes na reunião, reforçaram a gravidade da situação e defenderam uma investigação aprofundada sobre o despejo de efluentes no Rio Melchior, que recebe cerca de 40% do esgoto do Distrito Federal, além de resíduos da Caesb e dejetos de abatedouros da JBS.

Próximos passos

A comissão pretende realizar visitas técnicas para avaliar de perto o impacto da poluição na área e na comunidade. Para a próxima quinta-feira (10), foi agendada uma sessão deliberativa para votação de requerimentos e apresentação do plano de trabalho do relator. As reuniões da CPI devem ocorrer quinzenalmente.

Com as convocações e a agenda definida, a CPI do Rio Melchior dá o primeiro passo para investigar as causas e buscar soluções para um problema ambiental que, conforme assinalou Paula Belmonte, afeta milhares de moradores do Distrito Federal.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/163754350@N04/albums/72177720324857723/
Créditos: Luís Tajes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima