Ana Claudia Badra Cotait, empresária conhecida como uma grande incentivadora do empreendedorismo feminino, foi homenageada pela deputada Paula Belmonte, por sua trajetória à frente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC)
Na noite de terça-feira (11/2), a empresária Ana Claudia Badra Cotait foi agraciada com o título de Cidadã Benemérita de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, por iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania). A homenagem exalta a representatividade e o protagonismo feminino de Ana Claudia no cenário empresarial. “É uma grande honra conceder esse título a você!”, reforçou a deputada durante a sessão solene.
Filha de Brasília, Ana Claudia contou em vídeo, um pouco de sua trajetória, durante a solenidade. Ela cresceu junto com a cidade que tanto ama, relembrou uma Brasília de terra vermelha e horizontes infinitos. Nesse cenário construiu uma trajetória profissional incrível, dedicando mais de 30 anos ao serviço público, com destaque para seu trabalho na Biblioteca do Senado Federal.
Inspirada pelo exemplo de sua mãe, a renomada jornalista e colunista social Consuelo Badra, a empresária seguiu seus passos na comunicação, graduando-se em Jornalismo e Letras. A visão empreendedora e a afinidade com a comunicação a levaram a dirigir a Foco Editora e a Revista Foco, o que contribuiu para consolidar seu nome como uma das principais vozes do lifestyle e do empreendedorismo na capital.
A deputada Paula Belmonte enfatizou que o trabalho realizado por Ana Claudia na presidência do CMEC tem colocado mulheres, que muitas vezes se encontram em situação de vulnerabilidade social, como protagonistas de suas vidas. “Essa abertura de oportunidade para nós mulheres podermos estar onde nós queremos, tendo a nossa autonomia financeira e com a união de outras mulheres, é fundamental”, destacou Paula Belmonte.
Emoção
A homenageada, muito emocionada com o reconhecimento que recebeu dos convidados, frisou que naquele momento sentia-se muito importante, pois estava sendo homenageada por sua cidade natal. “Estou muito honrada por receber o título de cidadã benemérita de Brasília. Agora, sim, eu sou uma mulher realizada!”, declarou.
Acompanhada pelo marido Alfredo Cotait Neto, o filho Diego Badra, que é chef de cozinha, com a esposa Thais, e a neta Stella, Ana Cláudia destacou o amor pela família, que considera seu porto seguro e sua base.
À mesa de honra, a amiga e Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, também elogiou a trajetória de Ana Claudia. “A saída para a violência contra a mulher é o empreendedorismo, a autonomia econômica. E é nesses locais que nós temos que estar cada vez mais próximas. E o empreendedorismo feminino tem tomado novos rumos no comando de Ana Claudia Badra”, destacou.
Marcela Passamani, Secretária de Justiça e Cidadania endossou a homenagem à empresaria. “Sair e ter o apoio para mudar e ser protagonista da sua própria história é um caminho que há pouco tempo a mulher não poderia imaginar. Hoje, a gente consegue perceber, com mulheres à frente, como a Ana Claudia, que as mulheres estão se sentindo no direito de empreender e serem mulheres de sucesso. E sem precisar fazer escolhas, porque ela sabe que ela dá conta!”, reforçou.