Sessão solene foi iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania) e reuniu mais de 100 homenageados
Profissionais que preparam as 590 mil refeições diárias, servidas nas escolas públicas do Distrito Federal, foram homenageados na terça-feira (19), no plenário da Câmara Legislativa. Emocionados, mais de 100 merendeiros receberam moções de louvor em reconhecimento pelos serviços prestados.
Eles foram agraciados em sessão solene proposta pela Deputada Paula Belmonte. “Minha gratidão a todos os senhores e senhoras que fazem esse trabalho de dar o pão às nossas crianças. Sei das dificuldades que enfrentam no dia a dia, mas sempre que vou às escolas, também vejo no rosto de vocês a alegria de poder servir”, destacou a parlamentar no início da cerimônia.
Por mais de uma vez Paula se emocionou ao comentar a importância da merenda servida nas escolas e sobre o trabalho dos merendeiros. “Sabemos que muitas vezes, o momento do lanche escolar é a única refeição do dia, para muitos alunos”, destacou. Ainda relembrou a época em que adorava fazer as refeições nas escolas públicas onde estudou até a adolescência.
Trabalho nobre
A deputada reforçou, por mais de uma vez, a importância do alimento para o aprendizado dos estudantes. “De barriga cheia, a gente aprende mais”, afirmou. Os homenageados também se manifetaram durante a Sessão. foi o caso de Maria do Carmo Santos Moreira, que há 22 anos é merendeira escolar. “Trabalho numa escola rural, com muita poeira e lama, mas faço tudo com muita alegria! levanto feliz às 5h, porque amo meu trabalho!”, afirmou.
Quem também reforçou o quanto é gratificante atuar nessa área foi o merendeiro Fabiano Pereira dos Santos, que há 17 anos exerce a profissão. “Fico muito feliz quando encontro um aluno na rua e ele me pergunta: tio, qual vai ser a merenda de amanhã?”, contou, para demonstrar a importância que os estudantes dão à refeição da escola.
Reconhecimento
Além de Paula Belmonte, os representantes do GDF também enfatizaram como o trabalho desses profissionais é relevante para a sociedade. “Cozinhar é um dom, um talento que não é para qualquer um. Tenho um carinho enorme pelo que vocês fazem”, destacou Fernanda Mateus Melo, Subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da Secretaria de Educação.
O Secretário Executivo Isaias Aparecido da Silva também elogiou os profissionais da merenda e também o empenho da deputada em acompanhar o assunto, como presidente da Comissão de Fiscalização e Transparência da Câmara legislativa. “Agradeço muito a senhora por enfrentar uma pauta tão complexa e difícil como essa”, disse e falou ainda sobre os desafios na gestão dessa área. “Não é fácil contratar uma empresa que consiga entender que esses profissionais precisam ser capacitados e qualificados”, completou.