Por iniciativa da deputada Paula Belmonte, solenidade contou com mais de 300 desbravadores do DF
O Dia Nacional dos Desbravadores, instituído por Lei Federal nº 14.665/2023, foi comemorado em clima de muita emoção, no plenário da Câmara Legislativa do DF, com sessão solene dedicada a esse departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia, composto por jovens entre 10 e 15 anos. Os jovens desbravadores realizam ações como doação de roupas e alimentos, campanhas de combate às drogas, visitas a asilos e orfanatos, entre outras iniciativas, comuns aos desbravadores.
A homenagem foi proposta pela deputada Paula Belmonte, que se emocionou várias vezes durante a sessão, ao relembrar que foi escoteira e que também realizava essas ações. Com o lenço de escoteira, a parlamentar conduziu toda solenidade e ficou ainda mais comovida ao receber o título de Madrinha dos Desbravadores. “Fui lobinha, escoteira, guia e pioneira e vejo hoje, os desbravadores desbravando o Brasil, trazendo um aspecto importante, espiritual, o resgate da nossa juventude, das nossas crianças, com hábitos saudáveis. Ao pesquisar sobre o clube, fiquei encantada com esse movimento!”, destacou e agradeceu ao Pastor Ivay Araújo, coordenador dos Desbravadores do Distrito Federal e Entorno, que a batizou como Madrinha dos Desbravadores.
Paula Belmonte também elogiou a participação de professores e alunos do Projeto Sons de Esperança, do Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, (ADRA DF/GO), formado por crianças e adolescentes que entoaram o hino nacional e o hino dos desbravadores, juntos com os mais de 300 convidados.
No DF e Entorno são 196 Clubes de Desbravadores e um total de 5.973 desbravadores no Plano Piloto e demais regiões administrativas, incluindo algumas cidades de Goiás. Além do Pastor Ivay, os desbravadores também foram representados na solenidade pelo Coordenador Geral dos Desbravadores da América do Sul, Pastor Udolcy Zukowski; pelo Secretário Executivo da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Distrito Federal e Entorno, Pastor Regerson Molitor; pelo Coordenador Geral dos Desbravadores da Região Centro-Oeste, Pastor Krysthyann Zeferino e pelo representante da Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA) para o Distrito Federal e Entorno, Pastor Joymir Guimarães.