Sessão Solene foi proposta pela deputada Paula Belmonte e teve momentos de emoção e descontração
Os advogados Délio Lins e Silva e Délio Lins e Silva Júnior, pai e filho, viveram uma noite especial, ao serem agraciados com o Título de Cidadão Honorário e o Título de Cidadão Benemérito de Brasília. “Essa outorga tem um significado ainda maior porque reúne pai e filho aqui”, destacou a Deputada Paula Belmonte, autora da iniciativa.
A distrital também destacou a importância do trabalho da OAB-DF e o impacto positivo para o Distrito Federal. “Sem a Justiça e o Direito não vivemos uma democracia. A OAB-DF tem o papel fundamental de ser o algodão entre os cristais”, reforçou.
Na mesma linha, o presidente eleito da OAB-DF para o triênio 2025-2027, Paulo Maurício Braz Siqueira, o Poli, fez questão de ressaltar que assumirá a presidência da Ordem no próximo ciente que essa conquista é fruto do apoio, da parceria e aprendizado no convívio com pai e filho, amigos de longa data. “Délio pai e Délio filho são dois ícones da advocacia brasileira”, afirmou Poli.
Legado
A sessão solene abriu espaço para o resgate de histórias e feitos dos homenageados. Délio (pai) mencionou algumas de suas conquistas, como a criação do Documento único de Trânsito (DUT), o cinto de segurança e a placa de três letras com números, quando foi diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
“Quero destacar o ineditismo dessa sessão solene e acredito que seja a única do país, que concede título a pai e filho juntos”, comentou Délio Lins (pai), e elogiou a iniciativa.
O advogado Délio Lins e Silva Júnior, (o filho), atual presidente da OAB-DF, também relembrou momentos importantes da trajetória inspirada no exemplo do pai. Falou dos avanços da OAB-DF, que sob seu mandato superou momentos difíceis como o da pandemia e o 8 de Janeiro.
“Hoje, a OAB-DF é a casa de todos, homens e mulheres! É mais democrática e inclusiva”, afirmou o presidente e relembrou o esforço feito para incluir as mulheres na Ordem. “Elas já são 50% da OAB-DF”, enfatizou Délio Júnior.