A Câmara dos Deputados realizou nesta sexta-feira (19) uma sessão em homenagem ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Algumas das maiores empresárias do Brasil discursaram no Plenário da Casa, a pedido das deputadas federais Paula Belmonte e Adriana Ventura.
Em discurso, Paula Belmonte afirmou que é preciso encorajar mais mulheres para o mundo dos negócios e que isso pode ser feito desde cedo. “Precisamos falar sobre empreendedorismo com nossas meninas e também com nossos meninos. São conceitos fundamentais que dão dignidade e prosperidade para as novas gerações”, afirmou.
As 15 empresárias analisaram os desafios enfrentados pelas empreendedoras brasileiras. Entre os entraves, estão a sobrecarga e dupla jornada, violência doméstica e falta de oportunidades.
Além dessas questões, as empreendedoras lembraram a dificuldade de negociar capital. Segundo pesquisa de 2021 do Instituto Rede Mulher Empreendedora, as mulheres têm nível de inadimplência ligeiramente mais baixo que os homens (3,7% contra 4,2%). Mesmo assim, elas tendem a ter mais dificuldade de acessar crédito e linhas de financiamento para seus negócios.
Entre as participantes, estavam Janete Vaz (Grupo Sabin), Beatriz Guimarães (Fecomércio-DF), Camila Farani (G2 Capital e investidora do Shark Tank), Maria Rita Spina Bueno (Anjos do Brasil) e Paula Tavares (Banco Mundial).
Paula Tavares citou o comprometimento e a dedicação das empreendedoras brasileiras. “As empresas lideradas por mulheres são mais resilientes, afirmou.
Paula Belmonte é autora de um projeto (PL 2458/2019) que cria a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino. A proposta tem o objetivo de conscientizar a população dos desafios das mulheres no ambiente de negócios. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda avaliação do Senado Federal.