Câmara dos Deputados homenageia Paula Belmonte como Amiga da Primeira Infância

Concedida anualmente, a premiação destaca pessoas e instituições com trabalhos relevantes em prol dessa faixa etária

A Câmara dos Deputados entregou, nesta quarta-feira (5), a medalha Amigo da Primeira Infância. É a terceira edição do prêmio, criado para reconhecer o trabalho de pessoas e instituições, em prol das crianças de zero e seis anos. Representando o Distrito Federal, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) foi uma das agraciadas e se tornou a primeira parlamentar a receber a honraria, desde a instituição do Prêmio, em 2021.

Grande defensora causa infantil, Paula foi indicada pela deputada Andréia Siqueira (MDB-PA) e foi uma das escolhidas entre os 25 indicados de todo o país. “Ter esse reconhecimento desta casa é, para mim, uma grande emoção, pois sou fruto da escola pública e sempre achei que eu não pudesse chegar, mas cheguei, trazendo essa pauta tão essencial, que é a nossa criança”, ressaltou a deputada, que é autora da Lei 14.617/2023, que instituiu agosto como o mês dedicado à primeira infância em âmbito nacional. A proposta foi apresentada quando ela tinha mandato federal e sancionada ano passado. Por meio de lei distrital também estendeu ao DF a mesma atenção à primeira infância, com a Lei 7.302/2023.

Muita emoção

A distrital relembrou que seu ingresso na política se deu por causa da morte de um de seus filhos, aos dois anos de idade. “Não tem como eu receber esse prêmio sem lembrar dele”, comentou. Por isso, justificou Paula, dedicou sua atuação parlamentar a “defender as crianças que não têm título de eleitor”. “Eu não consegui salvar o meu filho, mas eu posso salvar outras crianças”, declarou, com voz embargada.

Paula Belmonte também destacou que, no início de seu mandato federal em 2019, “não sabia nem o que era partido político”. “Eu só tinha a certeza da defesa das nossas crianças, da nossa missão”, acrescentou.

A parlamentar comentou, ainda, que chegou a perder momentos importantes da vida do seu filho mais novo, atualmente com seis anos, devido ao empenho na causa da primeira infância. Ela defendeu a importância da pauta, afirmando ser “a política mais séria que existe”. “Quando o Brasil despertar para a importância da política da primeira infância, dessa forma nós vamos mudar nosso país”, afirmou a deputada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima