Em visita a unidades de ensino no Gama, deputada encontra cenário mais animador
Após algum tempo servindo apenas carne de porco para os alunos da rede pública, a Secretaria de Educação parece ter ouvido os apelos da comunidade e diversificou o cardápio. Pelo menos em três escolas do Gama, conforme constatou a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), em mais uma rodada de visita às escolas públicas no Distrito Federal, na sexta-feira (10).
A distrital encontrou despensas abastecidas, que é a grande reivindicação da maioria das escolas por onde tem passado. A primeira parada foi o Centro de Ensino Especial nº 01, próximo ao shopping da cidade. Mais de mil alunos com deficiência estão matriculados na escola, que conta com atendimento especializado.
Ao acessar a despensa, Paula ficou surpresa e alegre por encontrar pacotes de frango, atum e ovos disponíveis para os estudantes. “Essa escola é de ensino especial e ela precisa de uma atenção diferenciada no que diz respeito à alimentação”, ressaltou a deputada, destacando que boa parte desses alunos têm dificuldades com a mastigação. A parlamentar também se comprometeu a entrar em contato com a Secretaria de Educação e a cobrar mais atenção à merenda dos centros de ensino especiais espalhados pelo DF.
Além da cantina, a parlamentar conheceu outros espaços do CEE 01, como a horta, cultivada com apoio dos próprios alunos, as salas de aula e até um projeto de capoeira. Paula também se dirigiu aos pais dos estudantes, que estavam reunidos, reafirmando seu compromisso com a educação.
“Quando o deputado verifica a situação da escola indo ao local, tem mais condições de nos ajudar junto ao GDF e nos encaminhar recursos públicos”, destacou Erica Fernandes Martins Barbosa, diretora do Centro de Ensino Especial.
Pequenos apresentam seus pedidos
Na Escola Classe 15 foram os alunos quem apresentaram as reivindicações à deputada. Uma turma do 3º ano (antiga 2ª série) do Ensino Fundamental I aguardava por Paula Belmonte.
Uma das crianças pediu à parlamentar a reforma do parquinho, enquanto outra pediu atenção à fachada. A distrital aproveitou a oportunidade e explicou à turma, de forma didática, qual era a função de um parlamentar e de que forma ocorre sua atuação junto ao GDF. Também esclareceu do que se trata e como deve ser usado o dinheiro público. As explicações foram oportunas também para informar que a escola foi contemplada com emendas parlamentares destinadas pela distrital.
Além disso, ela questionou os estudantes quanto à qualidade da merenda, ouvindo como resposta que estavam servindo cuscuz com ovo, galinhada, entre outros itens. Na visita à cantina, Paula almoçou um prato de galinhada e aprovou a qualidade da refeição.
Rivonete Figueiredo, diretora da Escola Classe 15, destacou a importância da presença da distrital na unidade de ensino. “Além de presenciar e ver as necessidades da escola, ela percebe a gravidade de certas situações. Ela sempre nos ajudou, vê o que já foi feito e nos ajuda em demandas futuras”, complementa a gestora educacional.
Novo refeitório
No Centro de Ensino Fundamental 15, localizado no Setor Sul do Gama, uma verdadeira festa aguardava por Paula Belmonte. A escola, que funciona em formato integral, inaugurou o refeitório. O local foi reformado com emendas parlamentares destinadas pela deputada.
Alunos, professores e pais estavam no local e foram recepcionados com um cardápio que incluía galinhada, salada, suco, além de frutas como sobremesa. “O ambiente só conseguia atender 120 alunos e hoje conseguimos comportar 280”, informou Ana Paula Moitinho, diretora do CEF 15, que detalhou onde mais foi investido os recursos das emendas parlamentares. “A gente está muito feliz por proporcionar uma educação de qualidade aos nossos estudantes”, acrescentou.