Rompendo Barreiras: tecnologia para inclusão

Rompendo Barreiras: tecnologia para inclusão

Rompendo Barreiras: tecnologia para inclusão

A inclusão social de adolescentes e jovens com limitações físicas é uma das preocupações da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania – DF). Nesta segunda-feira (8/6), a deputada participou de reunião sobre o projeto Rompendo Barreiras, uma iniciativa do Distrito Federal que usa tecnologias assistivas para dar autonomia às pessoas com limitação física.

Durante a reunião, o projeto foi apresentado ao governo federal com o intuito de ampliar sua atuação. “Já temos excelentes resultados no Distrito Federal e precisamos compartilhar isso com todo o país. São jovens que conseguiram ingressar em universidades e no mercado de trabalho de forma autônoma. É algo que pode fazer a diferença para muitas pessoas, tanto para o desenvolvimento individual, como familiar e da sociedade de forma geral”, destaca Paula Belmonte.

O Rompendo Barreiras desenvolve oficinas de robótica e programação no IFB para adolescentes e jovens com limitação de movimentos. Para isso, utiliza a tecnologia assistiva do HandsFree, programa baseado em software livre. Os estudantes têm um mouse adaptado pela boca, que funciona permitindo que o usuário dirija, com a cabeça, o ponteiro do mouse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que deseja encontrar?